Tecnicas de Testes de Software - 2

Técnicas de testes para tela de inserção/alteração (Primeira parte)


.Fazer a inserção permutando os campos preenchidos/não preenchidos da mesma forma que foi apresentado na tela de busca (olhar tabela). No caso de telas com um número grande de campos, é impossível testar todas as combinações, então se define uma margem (25% por ex) de combinações que serão testadas.


.Inserir um registro com os tamanhos máximos de todos os campos.





.Testar caracteres inválidos para os campos que tem algum critério. Ex: para um campo de número, deve ser testada a entrada nula, entrada negativa, entrada zero, entrada maior que zero e caracteres não numerais.


.Para os campos que aceitam entrada de CPF e CNPJ é importante testar se o campo aceita uma entrada de CPF com a opção de pessoa jurídica selecionada e vice-versa.


.Testar a inserção de um registro já existente.


.Testar campos que tem valores de inicio e fim da seguinte forma: colocar um valor fim menor do que o início.


.Caso existam botões para multiplicar algum(ns) campo(s) da tela, testar se permite inserir um mesmo nome duplicado, testar se suporta a inserção de uma quantidade grande, testar inserir e excluir diversas vezes estes campos. Ex: cadastrar um veículo com N configurações. (na tela existirá um botão para adicionar múltiplas configurações).


.Para as telas que possuem operações com valores, testar se os campos suportam os limites máximos. Ex: Inserir valor máximo em 10 parcelas de um determinado pagamento e observar se o campo de valor total suporta o valor da soma de todos os elementos (parcelas). 


.Para as telas que possuem combos dependentes, testar se ao desabilitar o combo pai, o combo filho volta para opção . Ex: Ao selecionar o combo estado, o combo de município exibe todos os municípios cadastrados para aquele estado. Caso retorne o combo de Estado para a opção , o combo de município deve desabilitar as opções de municípios e exibir somente

Um comentário:

  1. Parabéns, estou iniciando nessa área de teste e gostei muito dessas dicas.

    P. Monteiro.

    ResponderExcluir