O teste da Bailarina - para descontrair




Conheci este teste em uma aula sobre a Escola cognitiva. 

Segundo as informações passadas na apresentaçào, se você vê a bailarina girando no sentido horário significa que trabalha mais o lado direito do cérebro (o lógico). Se você a vê girando no sentido anti-horário, utiliza mais o lado esquerdo do cérebro (o criativo).
Não há nada comprovado, entretanto, sobre este teste. Segundo divulgado neste blog, um "designer habilmente conseguiu produzir uma imagem relativamente complexa que não possui referências que mostre profundidade. O que está na frente ou atrás nessa animação é ambíguo"

Apesar de muitos insistirem em afirmar que a bailarina gira em apenas um sentido, é certo que é possível enxerga-la girando tanto no sentido horário como anti-horário. O teste não é uma pegadinha e a bailarina não troca de sentido. É interessante que varias pessoas estejam observando a imagem ao mesmo tempo. 


Link para a imagem em movimento:


Se você não conseguir ver a mudança de sentido, basta ver esta segunda versão. Basta olhar par a bailarina da esquerda e direita para ver a bailarina original (a do meio), mudando de direção:





Um comentário: