O conflito entre desenvolvedores e profissionais de testes de software

18:40 0 Comments

Desenvolvedores X Testers – Eterno conflito?


Por Carine Leal Post original publicado neste blog
 sobre teste de software. Visitem!

Conforme o resultado da enquete realizada entre XXX , infelizmente, ainda há os que encarem os Testers com inimigos em uma fábrica de software. Sentimentos tais como: “a equipe de teste fica feliz quando encontra um bug” ou “a equipe de teste é muito chata” tornam o trabalho de desenvolvedores e testadores ainda mais estressantes.
Quando a empresa ainda tem grandes conflitos de atividades entre desenvolvedores e testers isso indica um nível de maturidade (CMMi) ainda baixo. Para resolver ou atenuar este problema é preciso investir em Worshops, palestras ou mesmo cursos específicos em qualidade de software.

Por melhor que seja o tester, neste cenário de conflitos, a qualidade do projeto será sempre afetada. Afinal, a Qualidade do Software depende de todos, desde a área comercial, passando por todos do time de desenvolvimento até o cliente.

É um fator psicológico natural do desenvolvedor querer defender a sua “criação”. Qualquer profissional de TI ( por mais defensor que seja da Engenharia e Qualidade de Software ), enquanto desenvolvedor, não conseguirá identificar defeitos em sua “criação”, tal como faria caso estivesse avaliando a qualidade de um software não criado por ele. Por isso, é impossível desempenhar os dois papéis em um mesmo projeto.

Há 32 anos, em 20 de fevereiro de 1979, Glenford J. Myers lança o livro que mudou a história da Engenharia de Software. O “The Art of Software Testing” apresentou conceitos e técnicas importantes para encontrar problemas em software, bem como o conceito de caso de teste. Desde então, o cenário mundial tem mudado.

Antes visto como apenas mais um custo, ou até mesmo como algo que qualquer um poderia fazer, Teste de Software hoje é vendido juntamente com o produto como garantia de que o software terá qualidade. Assim, mesmo as mais pequenas empresas de TI, já passaram a investir em testes dos seus produtos.

Portanto, a adaptação a essas mudanças faz-se necessária, caso um profissinal de TI queria sobreviver nesse processo evolutivo da Tecnologia. E os conflitos de interesses tendem a deixarem de existir, caso todos tenham o mesmo objetivo: “A qualidade do software produzido”.

Carine Leal   Visitar blog

0 comentários: