O processo de Testes de Software (Parte 1)

Artigo de Alexandre Bartie







Processo de Teste de Software - Parte 01


O Processo de Testes de Software representa uma estruturação de etapas, atividades, artefatos, papéis e responsabilidades que buscam a padronização dos trabalhos e ampliar a organização e controle dos projetos de testes.

O Processo de Teste, como qualquer outro processo deve ser revisto continuamente, de forma a ampliar sua atuação e possibilitar aos profissionais uma maior visibilidade e organização dos seus trabalhos, o que resulta numa maior agilidade e controle operacional dos projetos de testes.









Etapa 1: Planejamento dos Testes

Esta etapa caracteriza-se pela definição de uma proposta de testes baseada nas expectativas do Cliente em relação à prazos, custos e qualidade esperada, possibilitando dimensionar a equipe e estabelecer um esforço de acordo com as necessidades apontadas pelo Cliente.


Dinâmica das Macro-Atividades
Este diagrama representa a seqüência das "macro-atividades" a serem executadas na etapa de "Planejamento dos Testes".


Detalhamento das Macro-Atividades
Esta lista representa o conjunto de atividades que deverão ser executadas para que cada macro-atividade seja considerada finalizada, funcionando como um "check-list" de execução da etapa de "Planejamento dos Testes".

Estudo do Projeto:
Estudar as modificações solicitadas pelo Cliente (novos requisitos);
Estudar as modificações de arquiteturas dos aplicativos;
Estudar as lições aprendidas dos Projetos Anteriores;
Avaliar expectativas de custos, prazos e qualidade exigidas pelo Cliente;
Avaliar os riscos envolvidos nos Projetos e seus impactos neste processo;

Avaliação de Impacto:
Avaliar se o projeto exige a criação de casos de testes "progressivos";
Avaliar se o projeto exige modificações em casos de testes "regressivos"
Avaliar se o projeto exige adequações na automação dos testes;
Avaliar se o projeto exige adequação nas atuais ferramentas empregadas;
Avaliar se o projeto exige a aquisição/construção de novas ferramentas;
Avaliar se o projeto exige modificações na estruturação do ambiente;

Análise Interna de Esforço
Levantar métricas históricas para auxiliar na elaboração das estimativas de esforço;
Estimar esforço interno para absorção dos impactos da Arquitetura dos Testes;
Demonstrar esforço externo para absorção dos impactos da Arquitetura dos Testes;

Análise Externa de Esforço:
Avaliar disponibilidade de espaço físico e infra-estrutura para os Terceiros;
Especificar as necessidades de adequações que serão repassadas a Terceiros;
Especificar métricas de qualidade e produtividades esperadas;
Especificar SLA's de serviço e multas contratuais;
Estabelecer concorrência e obter a melhor proposta (opcional);
Receber Proposta de Trabalho (Cronograma, Prazos e Custos da Terceirização);
Definição de Cenários Possíveis (Duração, Esforço, Custo e Qualidade):
Levantar Lista de Projetos em Andamento e a serem Iniciados;
Avaliar a disponibilidade de recursos internos para alocação no Projeto;
Identificar Cenários Diversos (Terceirização, Redução de Escopo, Repriorização de Projetos);

Definir Cronograma-Macro para cada cenário identificado;
Definir Riscos para cada cenário identificado e Planos de Ação Esperados;
Estabelecer Propostas e Aguardar aprovação da Diretoria;
Aprovação do Planejamento:
Obter o Aceite das Propostas de Cenários Aprovados pela Diretoria;
Obter o Aceite de uma das Propostas pelo Cliente;
Divulgar do Cenário Aprovado do Projeto aos colaboradores e terceiros;
Obter a Assinatura do CONTRATO-MESTE e elaborar os ANEXOS; (no caso de terceirização)

Alocar Espaço Físico dos Terceiros; (no caso de terceirização)
Comunicar a Finalização da Etapa de Planejamento dos Testes; (externo)
Definição das Responsabilidades
Neste diagrama, está a representação dos papéis e responsabilidades para cada grupo de atividades envolvido na etapa de "Planejamento dos Testes".

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